segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sustentabilidade: De Olho no Futuro

O assunto dos últimos tempos é sustentabilidade, está presente em todos os veículos de comunicação, aparece nos temas escolares, nas reuniões empresariais, é norteador de projetos sociais, ou seja, é um assunto abordado em todos os espaços. É certo, pois, atualmente, a humanidade parece compreender a importância da sustentabilidade para manutenção da espécie por mais alguns anos na Terra.

A sustentabilidade é um conceito relativamente novo que está relacionado a diversos aspectos: econômico, social, cultural e ambiental da humanidade. Devido a importância do tema está em debate em muitos setores da sociedade e cada vez mais presente em nossas vidas. O tema está ligado diretamente ao modo que a civilização e suas ações (de todos os seus membros) possam exercer suas potencialidades no presente, mas que concomitantemente preserve a biodiversidade e os ecossistemas naturais, com um planejamento que vise à pró-eficiência desses ideais. Assim, a sustentabilidade é muito mais que uma atitude individual, de vizinhança ou comunitária, ela deve ser global.

O que deve haver para uma planejamento sustentável? Os quatro requisitos básicos devem ser:

• ecologicamente correto;

• economicamente viável;

• socialmente justo; e

• culturalmente aceito.

De modo mais claro, ser sustentável é promover o melhor à humanidade quanto ao ambiente, não apenas no presente, mas também visualizando o futuro. De acordo com Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Com a atualização e implementação de alguns novos conceitos pode-se observar nas instituições algo como “Gestão Sustentável”. Gestão Sustentável refere-se dirigir uma empresa, um grupo, uma comunidade por vias que valorizam e recuperam todo o capital humano, natural e financeiro de modo a alcançar o melhor proveito das energias utilizadas. Essa gestão deve sempre ser vista como um processo evolutivo. Por isso é urgente a minimização de recursos naturais e resíduos tóxicos. Desenvolvimento Sustentável não pode ser visto apenas como “ambientalismo ou modas ecologicamente corretas, mas sim a busca pelo equilíbrio entre ações econômicas, ambientais e sociais e os resultados atingidos.

Como é ser uma pessoa ou instituição sustentável?

Ser sustentável é comportar-se diferente, ser diferente e fazer diferente é ver o ambiente como um aliado para o desenvolvimento, não apenas como fornecedor de matéria-prima para produção em massa, que em contrapartida gerará devastação em massa. Ser sustentável é auxiliar no progresso e desenvolvimento da sociedade visando o bem de todos, é colaborar para a criação de medidas e melhorias sociais, educacionais, culturais, econômicas e afins. É preservar em bom estado o que nos é fornecido pela natureza, valorizar a diversidade da biodiversidade, sejam elas físicas, intelectuais, culturais ou mesmo de espécies, é opor-se a planos destrutivos do meio ambiente, é dizer não a corrupção, à drogas ilícitas e todos os meios nocivos à vida humana e do meio ambiente, de certo modo é ser careta. Suportar todas as críticas por pensar a frente, visualizar e desejar um futuro melhor a todos. Ser sustentável é ser consciente dos nossos atos perante o nosso meio, seja no âmbito familiar, escolar, social, político, ou seja, todos aqueles que dizem respeito a você e ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário