sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Capoeira - Espaço de Movimento

A falta de oportunidades para desenvolver atividades é uma das principais reclamações de muitas comunidades como foi ressaltado na oficina de comunicação comunitária ocorrida dia 18 de outubro pelos participantes. A falta de lazer, esporte e cultura nas cidades para o desenvolvimento pessoal e comunitário são escassos ou mesmo negligenciados por instituições que deveriam oferecer tais eventos. Apesar disso, o CIEC respeita a comunidade e não apenas procura oferecer tais condições, mas criar os espaços para que tais atividades sejam desenvolvidas e praticadas pela comunidade, como foi no evento nacional de capoeira que ocorreu durante três dias e terminou sábado 24 de outubro, na Praça do Estudante ao lado da rodoviária de Planaltina.


Com a proposta de criar os espaços de convivência o CIEC, de fato criou um espaço para a prática da capoeira, não apenas como uma atividade física, mas também uma expressão cultural, uma miscigenação da luta, com a dança, com a cultura popular e a música, herança deixada por escravos africanos a nossa ampla diversidade cultural. O CIEC aproveitou a oportunidade e montou a tenda, estendeu tatames e ofereceu o espaço para que a arte fosse exposta à comunidade que entendeu a proposta e compareceu ao evento para prestigiar o evento. Não apenas interessado em oferecer o ambiente, mas também as condições para a comunidade permanecer, também foi oferecido água mineral e frutas no lanche, afora a parceria que proporcionou cadeiras para melhor acolher quem participava.


Oferecer oportunidades é uma das metas do CIEC para proporcionar um futuro mais digno às crianças, jovens, adultos e idosos, que tenham no horizonte esperança e amadurecimentos na sua formação como pessoa. Acredita-se que o desenvolvimento individual é influenciado pelo social (VYGOTSKY), de tal forma o CIEC se esforça para ajudar na formação integral dos participantes das oficinas e, que estes levem para a família, para a escola e todos os ambientes que forem os valores e conhecimentos trabalhados em cada encontro.

Como ocorreu no evento de capoeira do dia 24 de outubro, a graduação é um avanço de etapa para os jogadores de capoeira, um passo dado, uma vitória alcançada, tal fato é importante, pois, o acompanhamento dos jovens nessa caminha é também uma vitória para o CIEC por estar conseguindo oferecer o que se propunha lado a lado dos participantes. A graduação é feita por meio da troca (ou aquisição) das cordas que são normalmente representadas pelas cores de cordas ou cordéis amarrados na cintura do jogador, geralmente representadas pelas cores da bandeira do Brasil.

Assim, o CIEC conseguiu realizar mais um evento com a característica de criar um espaço perto da comunidade, para que esta participe e construa os seus espaços de convivência, lazer, esporte e cultura e sintam-se participantes ativos.

domingo, 18 de outubro de 2009

Hoje foi dia de oficina


Uma manhã de Sol e muita disposição da comunidade, instrutores, estudantes da UnB e outros participantes para a oficina de “Comunicação Comunitária”, com o objetivo de ressaltar a importância do registro nas atividades realizadas e expor os resultados obtidos.



A oficina teve início com o professor Paulino apresentando o Batista Filho, um dos responsáveis pela Rádio Utopia. Tomou a palavra e começou a falar acerca da importância das rádios comunitárias, debateu sobre a relevância do certificado de jornalismo e as polêmicas surgidas devido a tal embate, referindo-se sobre a pressão que os grandes meios de mídia impõem a sociedade. Homem de opinião sólida quanto aos temas que defende. Defensor da liberdade de expressão sem censura dos grandes meios de mídia, como uma ferramenta de liberdade e expressão social e cultural. Encerrou sua explanação com a seguinte frase ”para visualizar a verdade só é preciso abrir as janelas”.


Com a palavra o estudante, Raul e a coordenadora Pedagógica, Maria Clara começaram a esclarecer um pouco da função daquela oficina para esse segundo semestre, pois, no primeiro foi produzido o “Cata Notícias”. Foi exposto com ênfase a valorização do registro das atividades para posteriormente ser apresentado os resultados, assim contar a história com fatos.


Em seguida houve apresentações de dança do ventre com os grupo do Buritis IV e da Estância Mestre D´Armas. As apresentações cativantes e belas arrancaram sorrisos de satisfação do público que assistia encantada as meninas que dançavam. Ao fim das apresentações foi mostrado os vídeos produzidos pelos alunos da UnB, retratando desde a Festa do Divino, a exposição150 Metros de Livros , a Cooperativa de Reciclagem de Bolsas.


O professor Paulino dividiu os participantes em seis grupos para desenvolverem um projeto de criar três tópicos para transformar em notícia. Os grupos foram divididos para debaterem, trocarem informações, socializações e conhecimento dos participantes. Nas exposições foi evidente que um dos problemas a ser solucionado ainda é a violência presente na cidade que assusta bastante a população.