domingo, 18 de outubro de 2009

Hoje foi dia de oficina


Uma manhã de Sol e muita disposição da comunidade, instrutores, estudantes da UnB e outros participantes para a oficina de “Comunicação Comunitária”, com o objetivo de ressaltar a importância do registro nas atividades realizadas e expor os resultados obtidos.



A oficina teve início com o professor Paulino apresentando o Batista Filho, um dos responsáveis pela Rádio Utopia. Tomou a palavra e começou a falar acerca da importância das rádios comunitárias, debateu sobre a relevância do certificado de jornalismo e as polêmicas surgidas devido a tal embate, referindo-se sobre a pressão que os grandes meios de mídia impõem a sociedade. Homem de opinião sólida quanto aos temas que defende. Defensor da liberdade de expressão sem censura dos grandes meios de mídia, como uma ferramenta de liberdade e expressão social e cultural. Encerrou sua explanação com a seguinte frase ”para visualizar a verdade só é preciso abrir as janelas”.


Com a palavra o estudante, Raul e a coordenadora Pedagógica, Maria Clara começaram a esclarecer um pouco da função daquela oficina para esse segundo semestre, pois, no primeiro foi produzido o “Cata Notícias”. Foi exposto com ênfase a valorização do registro das atividades para posteriormente ser apresentado os resultados, assim contar a história com fatos.


Em seguida houve apresentações de dança do ventre com os grupo do Buritis IV e da Estância Mestre D´Armas. As apresentações cativantes e belas arrancaram sorrisos de satisfação do público que assistia encantada as meninas que dançavam. Ao fim das apresentações foi mostrado os vídeos produzidos pelos alunos da UnB, retratando desde a Festa do Divino, a exposição150 Metros de Livros , a Cooperativa de Reciclagem de Bolsas.


O professor Paulino dividiu os participantes em seis grupos para desenvolverem um projeto de criar três tópicos para transformar em notícia. Os grupos foram divididos para debaterem, trocarem informações, socializações e conhecimento dos participantes. Nas exposições foi evidente que um dos problemas a ser solucionado ainda é a violência presente na cidade que assusta bastante a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário