segunda-feira, 25 de julho de 2011

Festa Julina na Estância

O destaque dessa postagem vai para a proatividade dos instrutores: Santiele e Ramon instrutores do Projeto Vida Saudável, no bairro Estância. Eles em menos de um mês de projeto uniram-se aos participantes e montaram uma festa julina bem animada na tarde da última quinta-feira (21).

Outro destaque positivo foi a participação da comunidade no evento,mesmo num curto período de tempo conseguiram agilizar e promover um mini evento no núcleo.




Algumas fotos da comemoração na Estância.





sábado, 16 de julho de 2011

Começo de Atividades a Todo Vapor!

Que Lindo!


Oficina - Ginástica
Sempre no começo de qualquer projeto ficamos assustados com a possibilidade de não atingirmos as metas estabelecidas, isso se tratando de um projeto pessoal. Desta forma o objetivo parece ser extenso e mais desafiador quando embarcamos em um projeto externo como o CIEC vem fazendo nestes anos.

Assim é com o projeto Lei de Incentivo ‘Construindo Espaço de Convivência’, temos trabalhado com dedicação para o bom funcionamento das oficinas e garantir um melhor atendimento à população de Planaltina.

Oficina - Capoeira
A priori tínhamos a ideia de atender a comunidade do bairro Buritis IV, local onde fica a sede do CIEC, mas a publicidade levada pelos participantes fez com que pessoas de bairros vizinhos e outros nem tão próximos sentissem vontade e interesse de participar das oficinas oferecidas pelo CIEC.

Oficina - Yoga
A meta numérica de atendimentos nas oficinas estava estabelecida numa quantidade de 400 inscritos no decorrer de um ano, mas o CIEC JÁ TEM QUASE 600 INSCRITOS nas suas oficinas. Em decorrência desse fato uma nova meta do CIEC é criar mecanismos que façam essas pessoas se sentirem estimuladas a participarem num prazo longo do projeto.

Oficina - Dança do Ventre
Sendo assim, o CIEC tem o compromisso de zelar com sua missão: promover a qualidade de vida e o desenvolvimento humano de forma sustentável por meio da cultura, esporte e lazer. Aliada a nossa visão: Ser autosustentável e corresponsável pela melhoria da qualidade de vida da população de Planaltina.




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Construindo Espaço de Convivência - Lei de Incentivo 2011

            As atividades iniciais do projeto  deram-se antes do início do projeto propriamente dito, pois meses antes estávamos estruturando a grade horária das oficinas e a grade de instrutores que atendessem as necessidades do projeto e pudessem levar esporte e lazer para a comunidade.
Oficina de Stencil


            Sendo assim as oficinas que atendem a comunidade são: capoeira, futsal, dança do ventre, yoga, ginástica e kung fu. As oficinas estão distribuídas de modo que atendam a maior diversidade de público em seus três horários possíveis: manhã, tarde e noite. As inscrições começaram alguns dias antes da abertura oficial das oficinas, mas mesmo assim algumas oficinas começaram com um número bem reduzido de participantes. Fato esse que nos leva a pensar que metodologias iremos usar para atrair a comunidade para tais oficinas, essas reflexões e medidas são tomadas nas reuniões pedagógicas de sexta-feira, espaço para planejamento, organização, exposição de ideias, levantamento de metas, idealização de eventos, ou seja, um espaço de construção e planejamento participativo. 

Comunidade Presente

            Nesse convênio da Lei de Incentivo ao Esporte o CIEC está em busca da excelência não só na execução do projeto ao que tange as rotinas das oficinas, mas levar seu diferencial que é a construção de um cidadão melhor, seja por incentivo a autogestão da comunidade, a responsabilidade social, incentivo a sustentabilidade dentre outros. Assim, a formação dos instrutores é uma busca rotineira pela melhoria do serviço prestado, essas ações são cobradas com o acompanhamento dos planos semanais e mensais de aula, além do tradicional relatório mensal de atividades produzido pelos instrutores.

            Para aprimorar e facilitar a avaliação dos instrutores por parte dos participantes das oficinas, a coordenação criou juntamente com os instrutores uma ficha de desempenho para avaliar as atividades, comportamentos, participação, comprometimento dentre outros que só podem ser vislumbrados no espaço das oficinas.

             Por fim as atividades desse mês estiveram voltadas para o planejamento, organização e formação para o projeto como um todo, agora no mês seguinte vamos começar a trabalhar individualmente com os instrutores para delimitarmos as metas de cada oficina, instrutor e, as do CIEC como instituição.


Apresentação Dança do Ventre
Evento de Abertura

          O evento de abertura é a porta de entrada para mais participantes, pois nele levamos o projeto em proporções maiores à comunidade que pode visualizar e participar casualmente do mesmo. Além de ser um espaço de convivência para a comunidade tão carente de lazer como os mesmos sempre nos dizem.

Roda de Capoeira
          O planejamento do evento de abertura começou das semanas da data prevista para não termos furos, erro que cometemos em projetos passados, começamos por fazer os convites e os panfletos para divulgação. Logo nas primeiras reuniões fechamos a grade de programação o que nos deu mais tempo para organizar, mas por motivos externos não saiu como a prevista.

          O evento de abertura teve um formato diferente de todos os outros que já fizemos, pois o mesmo teve uma estrutura montada de modo que algumas oficinas aconteciam enquanto no centro ocorriam às apresentações especificas de promoção das oficinas.

          Além das oficinas foram oferecidas também as atividades de: pintura de rosto, pintura em tecido, stencil, balões para as crianças, pipoca e algodão doce dentre outras que atenderam certa parte da comunidade. De fato não atingimos nossa meta que era levar o máximo de participantes das oficinas para o evento, afinal os participantes são nossa melhor imagem para a comunidade.

Equipe CIEC e ComCom

          De maneira geral foi um evento razoável dentro de suas especificidades e contratempos, foi mais um evento para adquirirmos experiência e não cometermos os mesmos erros nos próximos, sendo assim considero a experiência válida, pois levamos lazer àquelas pessoas que comparecem na manhã do dia 18 de junho no CIEC, ficamos tristes por não ter tido um público maior, mas temos que nos alegrar e sermos gratos por aqueles que foram, esse pode ser o ponta pé inicial para uma construção coletiva do espaço CIEC de convivência com a comunidade.