A palavra de ordem é planejar. Isso mesmo, planejamento é essencial para a eficácia de qualquer projeto. Planejar está ligado a vislumbrar as metas a serem alcançadas, definir os caminhos que serão tomados, ou seja, fazer uma experiência de contemplar de como será o projeto no futuro. Os objetivos devem estar intimamente ligados à visão e a missão da instituição.
A elaboração do planejamento deve ser bem direcionada e realista, considerar as condições verdadeiras da instituição. Sonhar é bom, mas tais sonhos devem estar ligados às possibilidades possíveis. Assim, fazer um planejamento parece ser muito difícil, mas na verdade é muito trabalhoso. Requer muita atenção e construção coletiva, mas sempre com diretrizes estabelecidas pela liderança da instituição, ou seja, um planejamento para o planejamento.
A elaboração do planejamento pode tomar tempo, esforço, gerar custos e outros empecilhos, mas seu objetivo é exatamente prevenir contra a realização de atividades sem fins específicos, esforços desnecessários e o piores, custos supérfluos. De tal modo o que se perde na elaboração, conquista-se no processo.
Planejamento não é apenas um documento com regras e datas estabelecidas que tenha sua conclusão determinada por um ponto final. Ao contrário, deve ter um acompanhamento para possíveis adaptações e reestruturações, pois, todos os dias as mudanças ocorrem, por isso a importância de um planejamento dinâmico e coletivo.
Projetos devem ser bem elaborados, o mais importante que apenas começar com um novo é saber gerenciá-lo e saber estruturar o planejamento que direcione o projeto aos seus objetivos. Por fim, toda a atenção deve ser dada na produção do planejamento das atividades, pois, qualquer erro de elaboração pode por todo o processo a perder, valorize suas ações, planeje-se para alcançar suas metas.