segunda-feira, 12 de abril de 2010

Kungu Fu Abrindo Portas

O CIEC financiado pelo PELC – Programa Esporte e Lazer na Cidade oferecem oficinas voltadas para a prática de atividades físicas. Essas oficinas visam muitos objetivos como tirar as crianças da rua no horário contrário das aulas, instruir quanto aos benefícios da atividade física, proporcionar um espaço para a socialização e a prática desses futuros cidadãos. Essas metas estão diretamente ligadas à missão do CIEC “Atenuar a deficiência de políticas públicas e sociais e assim, atender as necessidades e procura da população por esporte, recreação, lazer e cultura, especialmente daquelas em que estão em situações de vulnerabilidade social, econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.”

No entanto, o esporte oferecido nas oficinas tem o caráter de ser uma atividade de lazer, um espaço lúdico sem perder o modo educativo tão valorizado pelo CIEC nos últimos anos. E não uma instituição de “caça talentos” ou potenciais atletas para competições e representação em eventos de grande porte, mas uma instituição preocupada com a instrução e responsabilidade social dessas crianças e adolescentes na comunidade à qual elas estão inseridas no futuro.

Surpresas sempre surgem no decorrer das atividades seja qual for o ambiente, especialmente, quando há um bom trabalho sendo bem feito por toda a equipe. No dia 27 de março uma surpresa muito agradável aconteceu e deixou toda a equipe do CIEC bastante contente, em um torneio de Kung Fu, participantes que começaram ou ainda treinam nas oficinas oferecidas pelo CIEC participaram e demonstraram grande potencial na competição.

Com o comando do instrutor Murilo, os competidores conseguiram vitórias significativas no torneio e, agora podem até competir no campeonato nacional de Kung Fu, falta apenas algumas vitórias nos torneios seguintes para garantir a classificação e a cidade de Planaltina ter representação em uma competição nacional. Da mesma forma o CIEC norteado por sua visão “Ser a maior organização não governamental do Distrito Federal e superar os padrões consagrados de excelência, desenvolvimento e implantação de projetos, cujo resultado seja a melhoria e transformação do capital humano das comunidades envolvidas.” cumpriu de fato com uma de suas metas, evidenciar para seus participantes que eles são capazes de almejar expectativas bem melhores para sua vida e, com perseverança nos sonhos, trabalho duro e esperança os resultados virão num futuro melhor para todos.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Sustentabilidade: De Olho no Futuro

O assunto dos últimos tempos é sustentabilidade, está presente em todos os veículos de comunicação, aparece nos temas escolares, nas reuniões empresariais, é norteador de projetos sociais, ou seja, é um assunto abordado em todos os espaços. É certo, pois, atualmente, a humanidade parece compreender a importância da sustentabilidade para manutenção da espécie por mais alguns anos na Terra.

A sustentabilidade é um conceito relativamente novo que está relacionado a diversos aspectos: econômico, social, cultural e ambiental da humanidade. Devido a importância do tema está em debate em muitos setores da sociedade e cada vez mais presente em nossas vidas. O tema está ligado diretamente ao modo que a civilização e suas ações (de todos os seus membros) possam exercer suas potencialidades no presente, mas que concomitantemente preserve a biodiversidade e os ecossistemas naturais, com um planejamento que vise à pró-eficiência desses ideais. Assim, a sustentabilidade é muito mais que uma atitude individual, de vizinhança ou comunitária, ela deve ser global.

O que deve haver para uma planejamento sustentável? Os quatro requisitos básicos devem ser:

• ecologicamente correto;

• economicamente viável;

• socialmente justo; e

• culturalmente aceito.

De modo mais claro, ser sustentável é promover o melhor à humanidade quanto ao ambiente, não apenas no presente, mas também visualizando o futuro. De acordo com Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Com a atualização e implementação de alguns novos conceitos pode-se observar nas instituições algo como “Gestão Sustentável”. Gestão Sustentável refere-se dirigir uma empresa, um grupo, uma comunidade por vias que valorizam e recuperam todo o capital humano, natural e financeiro de modo a alcançar o melhor proveito das energias utilizadas. Essa gestão deve sempre ser vista como um processo evolutivo. Por isso é urgente a minimização de recursos naturais e resíduos tóxicos. Desenvolvimento Sustentável não pode ser visto apenas como “ambientalismo ou modas ecologicamente corretas, mas sim a busca pelo equilíbrio entre ações econômicas, ambientais e sociais e os resultados atingidos.

Como é ser uma pessoa ou instituição sustentável?

Ser sustentável é comportar-se diferente, ser diferente e fazer diferente é ver o ambiente como um aliado para o desenvolvimento, não apenas como fornecedor de matéria-prima para produção em massa, que em contrapartida gerará devastação em massa. Ser sustentável é auxiliar no progresso e desenvolvimento da sociedade visando o bem de todos, é colaborar para a criação de medidas e melhorias sociais, educacionais, culturais, econômicas e afins. É preservar em bom estado o que nos é fornecido pela natureza, valorizar a diversidade da biodiversidade, sejam elas físicas, intelectuais, culturais ou mesmo de espécies, é opor-se a planos destrutivos do meio ambiente, é dizer não a corrupção, à drogas ilícitas e todos os meios nocivos à vida humana e do meio ambiente, de certo modo é ser careta. Suportar todas as críticas por pensar a frente, visualizar e desejar um futuro melhor a todos. Ser sustentável é ser consciente dos nossos atos perante o nosso meio, seja no âmbito familiar, escolar, social, político, ou seja, todos aqueles que dizem respeito a você e ao meio ambiente.